Na continuação do projeto WorkAbility que visa promover a integração e retenção de pessoas com deficiências no mercado de trabalho foi desenvolvida uma plataforma online de modo a introduzir funcionalidades e acrescentar especificações para permitir que pessoas com capacidade de trabalho alterada tenham acesso a um processo de avaliação em que autoavaliem os seus níveis atuais de proficiência em competências transversais chave selecionadas. Ao mesmo tempo que permite empresas fazerem uma correspondência entre as competências/capacidades da pessoa, os requisitos da posição numa determinada oferta de emprego inserida. Esta ferramenta será utilizada num processo de percursos de aprendizagem (aconselhamento, coaching, mentoria ou mesmo processos de desenvolvimento profissional) permitindo um aumento da capacidade de autonomia profissional das pessoas com deficiência, fornecendo uma base de referência para aperfeiçoar os conteúdos do curso de formação e adaptar a formação aos formandos ao mesmo tempo que partilha com possíveis empresas interessadas. Com a criação desta plataforma, é esperado promover a inclusão social, promovendo a organização e a melhoria do autoconhecimento das pessoas desfavorecidas e empresas, aumentando a sua autoeficácia no mercado de trabalho e a capacidade de manter o seu emprego (progressão na carreira). A presente sessão será utilizada para fazer um teste da plataforma com interessados na área aumentando com isso o seu potencial. Os presentes na sessão receberam um certificado após a sessão de modo a valorizar o contributo para o desenvolvimento da presente plataforma inovadora. Modalidade: Online (Zoom) Datas: 10 de Abril das 15h - 16h ou 11 de Abril das 15h-16h
0 Comentários
Trabalha direta ou indiretamente com jovens com Perturbação do Espectro do Autismo ou Síndrome de Down (PEA/SD)? Esta formação irá capacitá-lo a apoiar os jovens com PEA/SD a tornarem-se agentes de mudança social através da arte. Tema da iniciativa O estado atual das campanhas de sensibilização para a saúde mental na União Europeia é insuficiente para preparar adequadamente os jovens com Perturbação do Espectro do Autismo/Síndrome de Down (PEA/SD) para uma participação significativa na sociedade após a conclusão da sua educação. Estes indivíduos carecem frequentemente de competências de comunicação essenciais e têm dificuldade em expressar-se devido a obstáculos de aprendizagem, tais como dificuldades na perceção da fala e na manutenção da motivação durante as atividades de aprendizagem. Consequentemente, estes obstáculos contribuem para a marginalização dos jovens com deficiência mental. Este projeto procura colmatar esta lacuna e aliviar o impacto global da marginalização neste grupo demográfico. Objectivos
Público-alvo
Benefícios
Programação
Data: 05/02/2024
Horário: 15h00 – 17h00 Local: Online (Zoom + LIVE Redes sociais – Facebook) “Cerca de 50% das pessoas com Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (DID) têm um estilo de vida sedentário e 40% um baixo nível de atividade física, principalmente quando nos referimos a adultos mais velhos com DID. “ A inciativa ActivAbility promove o envelhecimento ativo das Pessoas com Deficiência Intelectual (PcDI), incentivando à prática de atividade física. Durante o ano de 2023, foi realizado um processo de consulta, através de entrevistas e questionários, junto de pessoas com deficiência intelectual e de profissionais, sobre as dificuldades, potencialidades e desafios diários que enfrentam na prática de atividade física. No dia 5 de Fevereiro será realizado o Webinar “Promoção de atividade física nas pessoas mais velhas com DID”, onde estes resultados serão partilhados e comentados por especialistas convidados. Junte-se a nós, faça parte desta discussão e contribua para recomendações de mudanças nos desafios da longevidade de pessoas com DID.
Participe através do Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/86039440051?pwd=eTUxNGZCcml3YW5RM1JYWXJ5R1ZQUT09 ID da reunião: 860 3944 0051 Senha: 249447 Tema da Iniciativa O Covid-19 colocou 3 milhões de jovens europeus no desemprego, facto que segundo a OIT, faz com que este grupo etário corra o risco de ficar marcado para sempre, levando ao aparecimento de uma "geração do confinamento". Para além destes dados a pandemia vem acentuar as barreiras e as dificuldades, em particular, dos jovens desfavorecidos que não trabalham nem estudam (NEET), pois estão severa e recorrentemente sub-representados nos programas da Garantia para a Juventude, subsequentemente, tendo mais hipóteses de ficarem desempregados de longa duração e, como tal, de ficar à beira da exclusão social. (2020, ILO Monitor) Objetivo O objetivo do projeto e da presente formação é criar um ecossistema de aprendizagem não formal para atrair, envolver e equipar os NEET com competências para entrar na economia cultural e criativa e permitir que a sua criatividade, empreendedorismo e competências empresariais floresçam. Público-alvo Os destinatários deste projeto são jovens portugueses em situação NEET (jovens que não trabalham nem estudam), especialmente aqueles desfavorecidos e afetados pelo desemprego de longa duração. Este grupo de jovens enfrenta barreiras e dificuldades significativas na integração social e económica devido à pandemia e à falta de oportunidades educacionais ou de emprego. Informados pela promotora, podemos considerar, se necessário, jovens que não sejam NEET. Benefícios
O Mini-Curso de Empreendedorismo para Jovens, pretende proporcionar os instrumentos práticos e uma base teórica contemporânea para jovens NEET no Setor Cultural e Criativo compreenderem as dinâmicas e estratégias do empreendedorismo e desenvolver projetos ou aplicá-las nas suas atividades. Datas: Fevereiro 26 e 28 Março 1, 4, 6 e 8 Horário: 18h - 20h Mentoria para jovens na área da Justiça Juvenil
A iniciativa Mentor+ Youth Mentoring Programme to Prevent Juvenile Offending, é uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, da qual faz parte um consórcio Europeu composto por entidades não só de Portugal, mas também da Bélgica, Grécia, Roménia, Irlanda e Itália. A iniciativa destina-se a conceber uma intervenção de educação não-formal, utilizando a mentoria como metodologia para envolver, conectar e capacitar jovens em situação de perigo/risco e/ou conflito com a lei. A ideia principal consiste em formar jovens adultos, por exemplo estudantes universitários, para serem mentores de jovens em perigo/risco e/ou em conflito com a lei a desenvolver atitudes e comportamentos positivos e pró-sociais. O Mentor+ está igualmente centrado na digitalização e, por esse motivo, pretende desenvolver uma aplicação móvel com vista a facilitar os processos de mentoria, visto que a comunicação por via eletrónica permite que as relações de mentoria transcendam fronteiras geográficas e temporais. Leiria - ENCERRADO Sessão Síncrona (online): - 4 de março | 18:00h - 19:00h via Teams. Sessões Presenciais: - 8 de março | 17:00h – 20:00h - 15 de março | 17:00h – 20:00h - 28 de março | 17:00h – 22:00h Local: Start-Up Leiria Inovação Social - Campus 5 do Politécnico de Leiria, Rua de Santo André 2410-541 Leiria Lisboa - ENCERRADO Sessão Síncrona (online): - 5 de fevereiro | 18:00h - 19:00h via Teams. Sessões Presenciais: - 9 de fevereiro | 17:00h – 20:00h - 16 de fevereiro | 17:00h – 20:00h - 1 de março | 17:00h – 22:00h |
Arquivo
Abril 2024
|