Certificação DGERT
A certificação de entidades formadoras está consagrada na Resolução do Conselho de Ministros nº 173/2007, de 7 de Novembro que aprova a Reforma da Formação Profissional e no Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro que estabelece o Sistema Nacional de Qualificações.
A APROXIMAR é entidade formadora certificada pela DGERT nos seguintes domínios:
O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é uma das garantias da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal:
O Sistema de Certificação é o sucessor do Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras que vigorou durante treze anos. Este novo sistema:
|
Protocolo de Colaboração com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP)A Aproximar tem um Protocolo de Colaboração com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
Entre outras atribuições, a Aproximar compromete-se: "a apresentar propostas técnicas no âmbito da gestão da área do voluntariado em meio prisional; apoiar, em articulação com a DGRSP, a atuação das Organizações Promotoras de Voluntariado (OPV) que com esta colaboram, nomeadamente, através do desenvolvimento de estratégias inovadoras que se constituam como boas práticas e que permitam às OPV qualificar a sua intervenção;". |
Prémio Solidário, promovido pelo BPI e a Fundação "la Caixa"A Aproximar foi uma das premiadas com o programa "Passaporte para a Empregabilidade", na 5ª Edição do Prémio Solidário promovido pelo BPI e a Fundação "la Caixa".
O Prémio Solidário visa apoiar projetos que promovam a transição e reinserção na vida ativa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das sua necessidades básicas. |
A Aproximar é entidade certificada pela Ordem dos PsicólogosA Aproximar é oficialmente uma entidade que colabora activamente com a Ordem dos Psicólogos na área dos Estágios Profissionais.
Este Protocolo de Colaboração tem como objectivo primordial dignificar e afirmar os futuros psicólogos em Portugal. |
Membro da Confederação Portuguesa de VoluntariadoA Aproximar é Membro ativo da Confederação Portuguesa do Voluntariado e integra o Grupo de Trabalho Nº 1 (Formação, Investigação e Produção de Conhecimento).
Por ser membro da CPV, a Aproximar beneficia de acesso privilegiado a conhecimento de qualidade na área do voluntariado em termos nacionais e internacionais, incluindo Centro Europeu de Voluntariado. |
A Aproximar é Membro do ECEBMA APROXIMAR é membro associado do European Center for Evidence-Based Mentoring, em reconhecimento da participação profissional e contribuição para a mentoria baseada em evidências.
O Centro Europeu de Mentoria Baseada em Evidências (ECEBM) é uma rede que alinha e apoia praticantes e investigadores de mentoria com a finalidade de partilhar conhecimento e histórias com o objetivo de melhorar as práticas de mentoria ao longo da vida. É realizado em colaboração com o MENTOR / UMB Center for Evidence-Based Mentoring em Boston, EUA. |
Adesão à EPEA - Associação Europeia para a Educação em Prisões A Aproximar aderiu à Associação Europeia para a Educação em Prisões (EPEA: www.epea.org ), uma organização cuja finalidade reside na promoção e no desenvolvimento da educação, e outras atividades relacionadas, em prisões de toda a Europa, agindo de acordo com as recomendações do Conselho da Europa.
A EPEA realiza conferências, workshops e seminários cujo o objetivo passa por capacitar e promover o intercâmbio, mas também a transferência de conhecimentos e experiências entre profissionais que trabalham na área da educação prisional. A EPEA é uma organização não governamental (ONG) reconhecida pelo Conselhao d Europa. |
Entidade acreditada "vales simplificados" PT2020A APROXIMAR é entidade acreditada pela Autoridade de Gestão do Compete 2020, no âmbito do Portugal 2020, como entidade com competências para assegurar a prestação de serviços ao abrigo do regime de projetos simplificados – Vales, conforme previsto no Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização.
A APROXIMAR está acreditada para apoiar o desenvolvimento de projectos empresariais nos seguintes domínios:
|
Signatária da Carta Portuguesa para a DiversidadeA APROXIMAR é entidade signatária da Carta Portuguesa da Diversidade.
A Carta tem como princípio a Diversidade, entendida como o reconhecimento, o respeito e a valorização da(s) diferença(s) entre as pessoas. A Diversidade numa organização é potenciadora de inovação, atração, retenção, promoção de talento e de competências diversas e representa uma mais-valia ao tornar a própria organização, um espelho da sociedade onde se insere e atua. As organizações signatárias comprometem-se a, entre outros:
|
Associação Portuguesa para a Diversidade e InclusãoA Aproximar é membro da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão.
A constituição da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) foi aprovada em Assembleia Geral no dia 26 novembro de 2018. Segundo os estatutos, a associação “tem como missão promover a diversidade e a inclusão nas diversas organizações e na sociedade portuguesa em geral, cooperando com as instituições nacionais e europeias relevantes para a prossecução das suas atividades”. |
APROXIMAR é parceira da Youth Advocate Programs, Inc. em Portugal
Desde 1975, o Youth Advocate Programs, Inc. (YAP) provou que os jovens de alto risco envolvidos no sistema de justiça juvenil podem ser atendidos com segurança e eficácia em ambientes domésticos e comunitários por uma fração do custo de fora de casa veiculações. O YAP oferece alternativas para detenção e encarceramento estatal, apoia a pós-adjudicação de jovens para ajudar no cumprimento e em outras necessidades e fornece suporte à reintegração desses jovens.
O coração da missão da YAP é fornecer intervenções comunitárias empoderadoras, alternativas à detenção e colocação fora de casa para os jovens e as suas famílias. A YAP está sediada nos EUA com uma afiliada YAP Ireland e a parceira YAP Botkyrka na Suécia, entre outros locais internacionais (http://www.yapinc.org/international). Os programas da YAP fornecem supervisão e suporte intensivos em casa, na escola e comunidade. O horário de atendimento direto e a frequência do contato podem ser aumentados ou diminuídos conforme necessário e com base no nível de risco. Os funcionários da YAP são acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, capazes de responder a crises em qualquer local. Segurança, agendamento do tempo dos jovens com atividades pró-sociais, prestação de contas, justiça restaurativa e ênfase na educação e emprego são um componente-chave do programa de justiça juvenil da YAP. O YAP até desenvolveu uma intervenção específica chamada Trabalho Apoiado para nutrir o desenvolvimento de competências por meio de oportunidades de curto prazo com os empregadores locais. Visite o website: http://www.yapinc.org Para saber mais sobre a parceria, por favor contacte: [email protected] |
Acreditação Plataforma Portugal Voluntário
A Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social encontra-se, acreditada na Plataforma Portugal Voluntário, validada pela CASES (Cooperativa António Sergio para a Economia Social).
A plataforma de Voluntariado é de âmbito nacional e visa sistematizar a informação relativa à oferta e à procura do voluntariado, em todos os domínios de atividade. Pretender ser ainda um instrumento de qualificação, responsabilização e dinamização do voluntariado em Portugal, na medida em que procura qualificar os/as voluntários/as e as organizações promotoras de voluntariado, promover um voluntariado responsável e seguro para todos os intervenientes e dinamizar e concentrar o fluxo de informação nesta área. |
Rede Europeia COPE (Children of Prisoners Europe)É com grande compromisso que a Aproximar integra a prestigiada rede Europeia COPE (Children of Prisoners Europe). Esta aliança representa um marco significativo para o setor do Sistema de Justiça Criminal e reforça o nosso compromisso com a melhoria contínua do nosso trabalho, especialmente no que se refere à promoção dos direitos das crianças cujos pais estão privados de liberdade.
A COPE é uma rede dedicada a defender os direitos e o bem-estar das crianças com pais privados de liberdade, promovendo práticas e políticas que favoreçam o desenvolvimento saudável e a reintegração familiar. Integrar esta rede permitirá à Aproximar colaborar estreitamente com outras organizações europeias, trocar conhecimentos, e implementar iniciativas inovadoras que beneficiem diretamente estas crianças. |