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European Educational Support for Prison Officers Intercating in Prisons  Learning Context with Women and Minorities

O projeto EESPIP pretende abranger oportunidade de aprendizagem de trabalhadores relacionadas com o desenvolvimento profissional de um ambiente que não está associado com aprendizagem: os estabelecimentos prisionais. O projeto irá desenvolver conteúdo e atividades para guardas prisionais para desenvolver a sua formação profissional, relacionando-a com o seu ambiente profissional.

O pensamento por trás deste projeto baseia-se na importância das relações humanas na formação de um percurso de aprendizagem. Os reclusos passam a maior parte do seu tempo com guardas prisionais. O apoio coletivo dos guardas prisionais, ou a falta dele, tem o potencial de exercer uma influência significativa no progresso e desenvolvimento da educação dos reclusos. O funcionamento diário de um estabelecimento prisional depende inteiramente dos guardas prisionais, o que, por sua vez, deve impactar diretamente a eficácia de qualquer política educacional, independentemente do pretendido pelos decisores políticos. Neste contexto, as relações são especialmente importantes. Tempos difíceis podem ser transformados através de relações positivas. Para que haja esta mudança são necessárias oportunidades de aprendizagem de qualidade, incluindo oportunidades EFP relacionadas com o trabalho para guardas prisionais, tendo em consideração que a sua formação inicial e atual não inclui a perspetiva de guardas prisionais e de profissionais de educação. O projeto pretende responder a esta necessidade.

Ao selecionar novos funcionários, as autoridades prisionais irão dar uma grande importância à necessidade de integridade, humanidade, capacidade profissional e adequação ao complexo trabalho que irão ter que realizar. Antes de iniciar funções, os funcionários deverão receber formação acerca das suas tarefas gerais e específicas e ter que realizar testes teóricos e práticos. Para que não desperdicem tempo e para que não fiquem desmoralizado durante o tempo de reclusão, este projeto prevê que os funcionários e voluntários prisionais estimulem os reclusos a melhorar as suas competências e a estarem melhor preparados para enfrentar desafios profissionais quando terminar o seu tempo de reclusão. Os funcionários e voluntários prisionais representam um elo essencial entre as condições estáticas de prisão e as condições desafiadoras e voláteis do mercado de trabalho. É, ainda, importante considerar que, nos sistemas penais europeus, as mulheres e as minorias étnicas têm menor probabilidade de serem atingidas por estes incentivos, visto que estas populações tendem a ser muito mais isoladas e tende a ser muito mais difícil estabelecer comunicação.

Os funcionários e voluntário prisionais que têm contacto com estes grupos precisam reforçar suas competências de comunicação para distinguir perfis e apresentar a estratégia pessoal mais adequada para acompanhar o recluso no seu caminho para um futuro melhor.

​Saiba mais em: www.eespip.eu 

Parceiros

  • Institut Saumurois de la Communication (França) - Coordenador
  • Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social (Portugal)
  • CPIP – Centrul Pentru Promovarea Invatarii Permanente Timisoara Asociatia (Roménia)
  • Defoin – Formacion para el Desarrollo e Insercion (Espanha)
  • Stowarzyszenie ARID (Polónia)
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2018-1-FR01-KA204-047670
O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.

Para mais informações sobre os projetos que desenvolvemos, contacte-nos.
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