Bº LAB-E9GNo âmbito do Projeto Escolhas a Aproximar encontra-se a dinamizar o Programa BºLAB
O que é o Programa BºLAB?O Bº-Lab - E9G é um projeto focado no desenvolvimento de ações e abordagens inovadoras, que promove a cooperação inter-organizacional para capacitar crianças, jovens, famílias (com especial atenção às já sinalizadas pelos Agrupamentos, CPCJ e DGRSP) e outros atores chave, tendo por objetivo reforçar o capital humano e social nos bairros da Cruz Vermelha, Alcoitão e Adroana da freguesia de Alcabideche (Cascais). O projeto pretende diminuir situações de risco de abandono escolar, comportamento antissocial, desemprego jovem e isolamento social, colocando os jovens destas zonas no elevador social.
Através do planeamento participativo e implementação de atividades de educação não-formal diversas, o projeto Bº-Lab - E9G permitirá às crianças jovens mais desfavorecidos de Alcabideche desenvolver uma dinâmica de integração social, igualdade de oportunidades na participação e capacitação, contribuindo para o desenvolvimento de competências socio-emocionais, pensamento crítico e criativo, em que as crianças e jovens serão estimuladas, capacitadas e apoiadas a descobrir os seus talentos para pensarem sobre os problemas locais e desenvolverem ideias de produtos e serviços que possam servir as suas necessidades e as da sua comunidade envolvente. Simultaneamente, o modelo socorre-se do poder educativo e colaborativo do desporto e das artes, através da dinamização de workshops diversos que possibilitem desenvolvimento integral e saudável da pessoa. O Bº-Lab irá através de uma metodologia participativa fomentar a aquisição e aplicação de competências-chave para que cada criança e jovem possa realizar a sua inclusão, motivando-se para investir no desenvolvimento dos seus talentos, na sua educação e empregabilidade e participando no elevador social. Quais os principais objetivos do Programa?Objetivo geral
Empoderar crianças, jovens e respetivas famílias, residentes nos Bairros da Cruz Vermelha, Adroana e Alcoitão, para acederem ao elevador social, através da dinamização de atividades de educação não-formal, num espaço de referência, que promovam o sucesso escolar, a capacitação em competências para a vida e socio emocionais (pessoais, sociais, empreendedoras, inovação, participação social). Objetivos específicos Medida I -Educação Formação e Emprego Obj. esp. 1 - Empoderar anualmente de forma direta 55 crianças e jovens, dos 14 aos 25 anos, através da participação em atividades que desenvolvam competências fundamentais para o sucesso escolar e/ou transição para o mercado de trabalho (socio-emocionais, digitais, empregabilidade, empreendedorismo). Obj. esp. 2 - Promover o sucesso em educação e formação. Obj. esp. 3 - Desenvolver competências profissionais e/ou de empregabilidade Obj. esp. 4 - Encaminhar para escola e/ou emprego e/ou formação profissional Medida II – Dinamização comunitária e cidadania Obj. esp. 1 - Capacitar anualmente de forma direta 55 crianças e jovens, dos 14 aos 25 anos, em competências fundamentais à participação ativa e construtiva nas suas comunidades, na sociedade e na concretização de projetos de vida normativos. Obj. esp. 2 - Promover uma ativa participação cívica e/ou associativa e/ou comunitária Obj. esp. 3 - Desenvolver competências pessoais, emocionais, sociais e/ou cognitivas Obj. esp. 4 - Envolver ativamente em atividades de mobilidade e/ou intercâmbio Em que consiste?Consiste no desenvolvimento de atividades de educação não formal, que vão de encontro com as duas medidas estabelecidas pelo Programa Escolha. Assim sendo, temos as seguintes atividades:
Apoio ao estudo: Apoio diário às tarefas académicas e estudo acompanhado, com suporte de um técnico e voluntários, promovendo ainda dinâmica de tutoria entre pares. Serão ainda oferecidas explicações individualizadas nas 4 disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) e aulas de inglês 1 vez por semana (1h). Esta atividade também inclui a oportunidade de participar em atividades interdisciplinares, recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa que possibilitem trabalhar formas alternativas de motivação para a aprendizagem. O objetivo é promover a autonomia/ agência do aluno e o sucesso escolar. Crianças e jovens beneficiarão de workshops para ‘aprender a aprender’ – focados em temas como a aprendizagem autorregulada, e outros métodos e técnicas de estudo (como técnicas de memorização). BºStranger Organização anual de um campo de férias/ intercâmbio no verão a países da União Europeia, proporcionando diversas atividades culturais e contacto com jovens de outras culturas. Adicionalmente, pretende-se oferecer oportunidades de mobilidade e formação nacional e internacional de curta-duração com outros jovens em áreas de interesse específicos, fomentando o sentimento de solidariedade e europeu. As atividades serão cofinanciadas pela Comissão Europeia ao abrigo de programas específicos para o efeito (por ex-, Programa Erasmus+/ KA1 ou European Solidarity Corps). BºART Atividade que visa colaborar com agentes locais, regionais e nacionais, promover sessões em que os jovens têm a possibilidade de conhecer, experimentar e desenvolver competências em diversas atividades artísticas diferentes (serigrafia, escultura, pintura, música, etc.), em linha também com os seus interesses, fomentando uma atitude de exploração ativa. Atividade que inclui acesso ao estúdio de música da Junta de Freguesia, contacto direto com músicos de referência (ex. Dino), participação em concertos, cinema, etc. Estas sessões serão igualmente promotoras de inclusão social e do desenvolvimento de competências socio emocionais, aproveitando a utilidade da arte e música neste sentido. Procurar-se-á facilitar a posterior participação autónoma em atividades artísticas regulares para aqueles jovens que demonstram interesse em, após a experimentação, continuar a praticar uma determinada arte. Check-In Emprego Criação de uma plataforma holística de empregabilidade que num só espaço ofereça aos jovens oportunidades para desenvolver a sua literacia financeira, assim como competências para a procura ativa de emprego; encaminhamento e orientação; exploração de talentos e definição de objetivos profissionais. Será ainda um espaço de “ativação” para o empreendedorismo, onde se promovem cursos de capacitação que visam a promoção de competências de empregabilidade e empreendedorismo, encaminhamento e apoio personalizado na procura ativa de oportunidade de formação, financiamento ou e/ou emprego e na criação de negócios próprios. ChiL´LAB Dinamização de um espaço atrativo e acolhedor, onde os jovens possam conviver sob supervisão técnica. Promoção de atividades lúdico pedagógicos, estruturadas que vão de encontro aos interesses e motivação dos jovens, tais como matraquilhos, Playstation, jogos de tabuleiro, entre outros. Pretende-se ainda que este espaço sirva de catalizador para as restantes atividades deste projeto. Digital Push Garante formação em literacia digital e o acesso acompanhado a computadores e à internet. A atividade inclui a replicação de uma metodologia de capacitação em competências digitais organizada em 4 fases: FASE 1) processo de reflexão sobre a importância de desenvolvimento de competências digitais e autoavaliação, assim como introdução à literacia digital; FASE 2) sessões de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação e em competências digitais para a vida pessoal (incluindo netiqueta, comportamento online, segurança digital, Microsoft 36551, entre outros), currículo e empregabilidade, adaptadas também aos interesses e necessidades dos jovens; FASE 3) colocar as competências digitais desenvolvidas ao serviço do projeto de vida e da comunidade (em articulação com a atividade Living-Labs - Todos Agentes de Mudança); FASE 4) transversal às FASES 2 e 3, processo de mentoria para o aprimoramento das competências digitais. Living Labs Com recurso a um método “bottom-up” e de “Living Labs”, criar e dinamizar no espaço juvenil uma cultura de envolvimento na procura de soluções inovadoras para resolução dos problemas locais (metodologia MOBi, VOICE – incluem recurso a design thinking). Através de recurso a metodologias participativas e métodos como o “design thinking”, “living labs”, entre outros, a atividade terá como objetivo envolver os jovens na análise de necessidades e cocriação de projetos e serviços para depois implementar na comunidade, fomentando um sentido de propósito centrado no bem comum. Haverá sessões focadas no desenvolvimento de conhecimentos e competências relativas aos processos de construção e implementação de projetos. A longo prazo, prevê apoiar e promover a criação de estruturas de associativismo juvenil e/ou voluntariado juvenil, por parte dos jovens, mediante as suas áreas de interesse. Parent´r´us O Parent'r'us é um programa de educação parental compreensivo para jovens pais (com entre 16 e 25 anos), focando a promoção de práticas parentais positivas (como a responsividade às necessidades dos filhos, o autocuidado, a educação não-violenta, entre outras). Além das sessões de capacitação, inclui processos de mentoria recorrendo ao capital social e humano (pais mais experientes a apoiar o processo de capacitação parental de novos pais). Programa ActiveGames4Change O programa ActiveGames4Change é uma metodologia testada e avaliada em 7 países Europeus que usa os jogos de cooperação para desenvolvimento de competências-chave em jovens em risco, com vista a facilitar a sua inclusão social. O programa contém 18 jogos ativos que correspondem aos três níveis diferentes de domínio das cinco competências socio emocionais a trabalhar (autoconhecimento, autogestão, consciência social, tomada responsável de decisão e competências interpessoais). A implementação e avaliação do programa é suportada pela App móvel AG4C que se encontra disponível em português. Esta atividade inclui ainda a aplicação de outros jogos de cooperação/desportos que permitem o desenvolvimento de competências socio emocionais (jogos de tabuleiro; matraquilhos, ping-pong; xadrez; caça ao tesouro; etc.). Radica_LAB O desporto pode ser aliado à capacitação sócio emocional. Ademais, desportos radicais podem ter um importante papel na redução de comportamentos de risco em jovens vulneráveis, fornecendo uma forma socialmente aceitável de sentir adrenalina. Assim, haverá sessões de experimentação de diversos desportos (Desportos Combate - Karaté JUTSU; Muay Thai; Surf; Escalada, etc.), dando destaque aos desportos radicais, como forma de promover a capacitação sócio emocional. Estas sessões experimentais poderão originar a integração de grupos ou associações relacionadas com prática regular das mesmas, sendo que nestes casos o Bº Lab procurará apoiar a continuidade dos jovens. Schools & Solutions - Práticas restaurativas Capacitar jovens do Programa EDUCA e profissionais da comunidade educativa na aplicação de práticas restaurativas perante conflitos e outras situações de desordem em contexto escolar. Neste sentido, esta equipa será treinada na metodologia Schools & Solutions e apoiada nos momentos de implementação (criação e dinamização de círculos restaurativos). A metodologia prevê também criar em cada escola uma equipa de práticas restaurativas com o objetivo de progressivamente tornar a metodologia sustentável. É ainda parte integrante desta atividade a identificação, formação e acompanhamento de jovens NEET através do Programa EDUCA onde são capacitados para serem mediadores sociais e assim desenvolverem competências-chave para o mercado de trabalho. Segue e Siga Atividades informativas e experienciais sobre o tecido empresarial e economia social, assim como dos recursos comunitários existentes promovidos pela CMC Inclui a organização de: 1) sessões informativas sobre percursos educativos; 2) sessões de informativas com profissionais de referência do interesse dos jovens, incluindo visitas de estudo a universidades ou eventos relevantes (e.g. Futurália); 3) a Semana das Profissões, onde um conjunto de profissionais inspiradores de diferentes setores (definidos com os jovens), de dentro e de fora da comunidade, apresenta as suas profissões; 4) visitas ao mercado de trabalho, conversas informais com CEOs, jobshadowing e estágios de curta-duração, através de protocolos de colaboração, para explorarem os seus talentos e escolherem o que melhor se adapta aos seus objetivos de vida. Sustenta_Lab – Ateliês de Sustentabilidade Dinamização de sessões de sensibilização para os temas mais prementes da atualidade, como mudanças climáticas, desafios da sustentabilidade ambiental, relação entre atividades económicas e desenvolvimento sustentável (turismo sustentável, economia circular, a economia dos oceanos, etc.), inovação e sustentabilidade, associando a outros temas emergentes da atualidade (como a inteligência artificial). Promoção de visitas temáticas e ações comunitárias associadas a estas temáticas (como voluntariado jovem). Nesta atividade inclui-se também o recurso do Toolkit Escolhas upcycling, entre outros. Turn Over – Saídas culturais Consiste na realização de saídas temáticas do bairro e visitas a locais de interesse cultural, como monumentos, exposições, teatro, e que estejam em linha com os interesses dos jovens, como forma de promover a exploração de interesses e “alargar horizontes”. VOL + Programa que visa desenvolver atitudes, conhecimentos (como os direitos e deveres dos voluntários) e competências importantes para a prática de voluntariado nos jovens, procurando promover a consolidação dos mesmos através da prática de voluntariado conforme as suas áreas de interesse. Neste sentido, os jovens interessados serão encaminhados, em articulação com a CMC, para os programas de voluntariado jovem promovidos pelo Município. Parceiros
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