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Sports and Physical Activity Learning Environment for Citizenship, Emotional, Social e-Competences​

Existe um claro contraste entre a maioria dos jovens e a minoria que se encontra detida em contexto de custódia. Dentro desta minoria, predominam os seguintes fatores adversos: pobreza, desvantagem social, disfunção familiar, baixa autoestima, absentismo, fraco rendimento a nível educacional. As crianças e os jovens que acabam no sistema de justiça criminal estão entre os membros mais vulneráveis e desfavorecidos da sociedade, muito antes de chegarem à fase de reclusão.

A Agenda Europeia para a Segurança afirma que "a educação, a participação dos jovens, o diálogo inter-religioso e intercultural, bem como o emprego e a inclusão social, também têm um papel fundamental na prevenção da radicalização através da promoção de valores europeus comuns". A utilização de desportos e de atividades recreativas como ferramentas metodológicas inovadoras para a aprendizagem pode criar espaços seguros e neutros para o desenvolvimento de ligações entre diferentes perfis de jovens reclusos.

O projeto procura abordar as disparidades nos resultados de aprendizagem de um grupo vulnerável e desfavorecido (jovens reclusos sob custódia ou sob supervisão da comunidade), através do desenvolvimento de métodos inovadores utilizando o desporto para promover a educação inclusiva nos sistemas correcionais e de justiça juvenil.

O 24.º Relatório Geral do Comité Europeu para a Prevenção da Tortura afirma que é "especialmente prejudicial para os jovens, que têm uma necessidade particular de atividade física e estímulo intelectual", não usufruírem, ao longo do dia, de "um programa completo de educação, desporto, formação vocacional, recreação e outras atividades com propósito do lado de fora da cela”. Explorar o potencial da educação física e do desporto para promover a inclusão social de jovens em centros de detenção, alinha-se aos princípios fundamentais das Regras Gerais Mínimas da ONU para a Administração da Justiça Juvenil (1985), de mobilizar todos os recursos possíveis para lidar humanamente com jovens em conflito com a lei.

 https://www.activegames4change.org/
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Parceiros

  • University of Gloucestershire (Reino Unido)
  • Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social (Portugal)
  • BAGázs Közhasznú Egyesület (Hungria)
  • CESIE (Itália)
  • CPIP – Centrul Pentru Promovarea Invatarii Permanente Timisoara Asociatia (Roménia)
  • IPS – Innovative Prison System (Portugal)
  • İzmir Denetimli Serbestlik Müdürlüğü (Turquia)
  • Asociatia ANTER – Asociatia Nationala de Sprijinire a Tineretului Ecologist din Romania (Roménia)
  • Fundación Diagrama (Espanha)
  • Universidade da Beira Interior (Portugal)
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604730-EPP-1-2018-1-UK-EPPKA3-IPI-SOC-IN

​O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.
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POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS 
CHILD PROTECTION POLICY
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