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Criar uma Responsabilidade Partilhada pelo Pensamento Crítico
Na era digital, as crianças e jovens vivem num ambiente onde as notícias, opiniões e conteúdos online estão constantemente ao alcance de um clique. Embora as escolas tenham um papel essencial no desenvolvimento da literacia mediática e da informação, a influência da vida familiar e das conversas em casa é igualmente significativa. Garantir que a literacia mediática é compreendida e valorizada para além da sala de aula é fundamental para que o seu impacto seja duradouro e com verdadeiro significado. Porque é que as Famílias são uma Parte Crucial da Equação? Grande parte da exposição dos jovens aos media acontece fora da escola – nos dispositivos pessoais, nos momentos de lazer e nas conversas em família. Se pais e encarregados de educação compreenderem a importância do pensamento crítico e os riscos associados à desinformação, podem reforçar as competências que os alunos adquirem na escola. Isto cria uma abordagem coerente entre a sala de aula e o ambiente familiar, tornando mais fácil para os jovens aplicar essas competências no seu quotidiano. Reforçar a Ligação Educação – Família A iniciativa MILES reconhece que construir a resiliência face à desinformação exige cooperação entre escolas e famílias. Ao garantir que a literacia mediática não fica confinada à sala de aula, mas é incorporada nas conversas do dia a dia, os jovens podem desenvolver uma atitude mais confiante e reflexiva perante a informação que encontram. Esta ligação entre a educação e a vida familiar não significa transferir aulas formais para a sala de estar, mas sim fomentar uma compreensão partilhada dos princípios que estão na base da literacia mediática. Significa incentivar a curiosidade, fazer perguntas e reconhecer a importância de informação fidedigna – valores que podem ser promovidos tanto por pais e encarregados de educação como por professores. Rumo a uma Sociedade mais Informada Incorporar a literacia mediática tanto na escola como em casa contribui para criar comunidades mais resilientes à influência da desinformação. Esta responsabilidade partilhada garante que as crianças e jovens não navegam sozinhos no mundo digital, mas são acompanhados por adultos que os ajudam a avaliar e a discutir o que veem e ouvem. Ao estender a conversa da sala de aula para a sala de estar, a iniciativa MILES contribui para construir uma cultura em que o pensamento crítico não é apenas uma competência escolar, mas um hábito para a vida. Leia o artigo original e obtenha mais informações sobre a iniciativa Miles aqui:
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Setembro 2025
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