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Avaliação do Projeto Europeu de Mentorização MEGAN (Mentoring for Excluded Groups and Networks)11/19/2015 O projeto MEGAN testou a viabilidade do uso de uma metodologia de Experiência Aleatória Controlada (em inglês Randomized Control Trial), para determinar o impacto da mentoria, com base nos resultados quantitativos e qualitativos. O estudo foi realizado em três países: Hungria, Portugal e Reino Unido. Através da aplicação abordagem “Experiência Aleatória Controlada (EAC), foi possível, pela primeira vez, descortinar o impacto da mentoria na empregabilidade e mais especificamente nos resultados em termos de Empregabilidade em Portugal. Os resultados qualitativos também permitiram evidenciar nos mentorandos o desenvolvimento de competências, nomeadamente, confiança, resiliência, comunicação e integração social. Os mentores podem apoiar os mentorandos numa fase inicial de implicação com os serviços sociais, nomeadamente de apoio na procura de emprego, atuando como facilitadores e encorajando esse processo de implicação. Uma vez ultrapassadas as barreiras iniciais, a mentoria pode ajudar a desenvolver competências sociais e pessoais e consequentemente conduzir a uma integração social. A mentoria pode igualmente traduzir-se num suporte que permita aos mentorandos atingir metas significativas, como por exemplo a integração laboral. A mentoria tem igualmente um impacto importante sobre os mentores. Mentores não-pares exploram as suas competências já existentes em novas áreas, enquanto os mentores pares desenvolvem novas competências de índole prática e do foro pessoal,que potenciam uma maior empregabilidade. Um número significativo de mentores conseguiu alcançar a integração profissional. |